quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Descubra:
O que há em comum entre Charles foster Kane e Assis Chateaubriand ?
O Filme "Cidadão Kane" relata a história de um homem chamado Charles Foster Kane , responsável pela implantação da Imprensa nos Estados Unidos. Este, teve uma infância difícil sem os seus pais, pois foi vendido pelos mesmos , tornando-se independente muito cedo. Tornou-se o Magnata no ramo da Comunicação dos Estados Unidos. Dono de uma imensa fortuna. Investiu durante toda a sua vida em artes e posses. Sempre muito venerado. Vivia em festas com pessoas da Elite e muitas mulheres. Teve dois casamentos infelizes e não resisitndo a depressão, faleceu.

Já Assis Chateaubriand, nascido no Brasil, Paraíba , criou e dirigiu a maior cadeia de imprensa do país, os Diários Associados: 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, uma agência de notícias, uma revista semanal (O Cruzeiro), uma mensal (A Cigarra), várias revistas infantis e uma editora. Sua estréia no jornalismo aconteceu aos quinze anos, na Gazeta do Norte. Dedicou-se então Chateaubriand ao jornalismo, escrevendo no "Jornal Pequeno" e no veterano "Diário de Pernambuco".

Em 1924 assumiu a direção de O Jornal - o denominado "órgão líder dos Diários Associados" - e já, no mesmo ano, consegue comprá-lo graças a recursos financeiros fornecidos por alguns "barões-do-café" liderados por Carlos Leôncio (Nhonho) Magalhães, e por Percival Farquhar que Chateubriand, alegadamente, teria recebido como honorários advocatícios. Substituiu artigos soníferos por reportagens instigantes e deu certo. A partir daí começou a constituir um império jornalístico, ao qual foi agregando importantes jornais.

Charles fostes Kane construiu um grandes império Jornalísitico assim como, nosso brasileiro, Assis Chateaubriand.O que eles têm em comum?

Uma infância difícil marcada por rupturas fortes que os impulsionaram a se tornarem grandes magnadas da Comunicação revolucionando a Imprensa de seus países, conquistando uma imensa fortuna e deixando grandes contribuições para o Progresso Cultural e intelectual da sua geração e gerações futuras.









Nenhum comentário: