quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Descubra:
O que há em comum entre Charles foster Kane e Assis Chateaubriand ?
O Filme "Cidadão Kane" relata a história de um homem chamado Charles Foster Kane , responsável pela implantação da Imprensa nos Estados Unidos. Este, teve uma infância difícil sem os seus pais, pois foi vendido pelos mesmos , tornando-se independente muito cedo. Tornou-se o Magnata no ramo da Comunicação dos Estados Unidos. Dono de uma imensa fortuna. Investiu durante toda a sua vida em artes e posses. Sempre muito venerado. Vivia em festas com pessoas da Elite e muitas mulheres. Teve dois casamentos infelizes e não resisitndo a depressão, faleceu.

Já Assis Chateaubriand, nascido no Brasil, Paraíba , criou e dirigiu a maior cadeia de imprensa do país, os Diários Associados: 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, uma agência de notícias, uma revista semanal (O Cruzeiro), uma mensal (A Cigarra), várias revistas infantis e uma editora. Sua estréia no jornalismo aconteceu aos quinze anos, na Gazeta do Norte. Dedicou-se então Chateaubriand ao jornalismo, escrevendo no "Jornal Pequeno" e no veterano "Diário de Pernambuco".

Em 1924 assumiu a direção de O Jornal - o denominado "órgão líder dos Diários Associados" - e já, no mesmo ano, consegue comprá-lo graças a recursos financeiros fornecidos por alguns "barões-do-café" liderados por Carlos Leôncio (Nhonho) Magalhães, e por Percival Farquhar que Chateubriand, alegadamente, teria recebido como honorários advocatícios. Substituiu artigos soníferos por reportagens instigantes e deu certo. A partir daí começou a constituir um império jornalístico, ao qual foi agregando importantes jornais.

Charles fostes Kane construiu um grandes império Jornalísitico assim como, nosso brasileiro, Assis Chateaubriand.O que eles têm em comum?

Uma infância difícil marcada por rupturas fortes que os impulsionaram a se tornarem grandes magnadas da Comunicação revolucionando a Imprensa de seus países, conquistando uma imensa fortuna e deixando grandes contribuições para o Progresso Cultural e intelectual da sua geração e gerações futuras.









A TV no Brasil

A televisão no Brasil teve sua pré-estréia no dia 03 de Abril de 1950 com a apresentação de Frei José Mojica, mexicano. As imagens não passam do saguão dos Diários Associados na rua 07 de Abril em São Paulo, onde haviam aparelhos de Tv instalados.
No dia 25 de Março , os equipamentos comprados da RCA( Radio Corporation Of America) por Chateaubrand chegam por seus funcionários no porto de Santos.
Do dia 20 à 26 de Julho de 1950 , acontecem transmissões de um Show chamado “ Vídeo Educativo” , no auditório da Faculdade de Medicina de São Paulo.
Em 10 de Setembro de 1950, realiza-se a transmissão pela TV Tupi ( ainda que em fase experimental) de um filme
Assim como aconteceu em outras partes do mundo, o Brasil tornara-se agora , participante de uma nova tecnologia : a da imagem em movimento , através de um veículo bem interessante :a tv. Sendo com isso, o quarto país no mundo a utilizá-la. Além do rádio, que anteriormente revolucionou o campo da comunicação e das primeiras propagandas, passava agora a tv , a ser o centro das atenções dos brasileiros e conseqüentemente da imprensa da época. Criando expectativas e novos projetos, impulsionando assim, o novo caminho da publicidade.
A televisão no Brasil, teve sua pré-estréia no dia 3 de Abril de 1950, com a apresentação de Frei José Mojica. As imagens não passaram do saguão dos Diários Associados, onde haviam alguns aparelhos de tv. Sendo apenas experimental , esse primeiro momento.
A inauguração oficial, aconteceu no dia 18 de Setembro de 1950, com atraso de duas horas, a saber às 22H, em São Paulo. Nascia então, a primeira emissora de tv do Brasil, conhecida como PRF-3 ou como Tv Tupi.
O responsável pela implantação desta emissora no Brasil , foi Assis Chateaubriand, proprietário dos Diários Associados, a maior e mais importante rede brasileira de rádios e jornais da época.
Assim como no rádio, o início foi experimental, marcados pela fase de aprendizagem, tanto na técnica quanto artisticamente . Os recursos eram primários, com o equipamento mínimo suficiente para manter a emissora no ar. Imagem em preto e branco, dependendo das interferências poderiam não exibir com clareza a transmissão. Como era de se esperar houveram outros problemas técnicos comuns naquela época do início de seu desenvolvimento. Como não haviam videoteipes as imagens iam ao ar ao vivo. Logo ,os erros, falhas e esquecimentos eram muito comuns e freqüentes. Tornando os momentos de entretenimento do brasileiro hilários e surpreendentes.
Sabemos que, o que sustentou e o que , sustenta até os dias atuais qualquer emissora de tv é a propaganda, ou seja, os anúncios voltados para a publicidade. As empresas patrocinam determinados programas mediante a apresentação , através de comerciais , vídeos, a exposição de seus produtos divulgando-os para todos os telespectadores, principalmente em horário nobre. Através dos recursos obtidos com essa negociação , as emissoras conseguiram financiamento para investir em equipamentos mais sofisticados e posteriormente investiram na produção do conteúdo exibido na televisão. Aperfeiçoando cada vez mais , sua qualidade de comunicação ,de acordo com as tecnologias da época.
Antes as mensagens publicitárias tinham o objetivo apenas de informar ao seu público produtos ou serviços da época. A partir, desta nova fase , com o surgimento da tv ,as mensagens publicitárias ampliaram sua visão , transmitindo para o público, agora, diversas marcas ,produtos e serviços ,tornando a concorrência super acirrada entre as empresas. A partir daquele momento ,o mercado foi dividido em muitas fatias. Dando lugar a diversificação. Passando ao consumidor o poder e direito da escolha , da análise e de pesquisar o que há de melhor e mais acessível a todos.
A mulher,devido sua beleza e carisma ocupava com sua imagem ,todos os anúncios publicitários. Visto que, a mulher era o público-alvo preferencial da publicidade em geral da época.Ficaram , então conhecidas como garotas -propaganda. A mulher passou a ser o canal de comunicação das agências publicitárias, com sua imagem a mulher demonstrava(vendia) confiança ,credibilidade e satisfação.
Com a iniciante força da comunicação através da tv , as agências publicitárias intensificaram as pesquisas de opinião para conhecer os hábitos de consumo de telespectador e qual o melhor horário para vincular seus produtos, revelando-o ao seu público-alvo. Em 1954, foi criado o IBOPE -Instituto Brasileiro de opinião e Pesquisa , o qual fornecia a audiência das emissoras. Acelerava-se portanto, o fator que viria a se transformar na força dominante da televisão : A publicidade.
A publicidade é sem dúvida , até hoje, a grande coluna que sustenta a televisão brasileira de pé.